quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dorotéia, a centopéia

Por dias mais criança no dia das crianças, e nos outros também


Dorotéia, a centopéia, nasceu num livro de Ana Maria, foi assunto da hora de dormir com meu filho por alguns dias e, ontem ganhou formas coloridas de cartolina unindo três gerações. Vó Sônia, Lucas e eu, muito intensos na tarefa, recortamos corpo, pernas e sapatinhos, colamos, pintamos e desenhamos até que tivesse vida esta personagem de ficção.

Foi tão alegre a sua feitura, tão comemorada a sua chegada, que Dorotéia não se furtou de se exibir para as visitas que chegavam pelo dia das crianças. O bolo de chocolate na mesa e lá estava ela se provando nascida, me mostrando mãe. Era uma testemunha não ocular da nossa viagem, pois que seus ângulos estavam fartos em traduzir os olhos que se debruçaram para a sua produção.

Eu mais uma vez alfabetizada no brincar-vocabulário que se aprende no cotidiano da maternidade e me torna íntima da menina que deixei de ser por força da idade, mas não da imaginação.

Hoje, logo depois do almoço, recebi a seguinte ligação:
- Mãe, posso levar a Dorotéia dobradinha na mochila pra casa do meu pai?

Pensam que eu disse sim? Mas é claro que não! Como eu poderia cortar a nossa ligação sem ao menos uma despedida? Um aceno de mão? Mas achei fofo que meu filho tenha reconhecido o nosso umbigo, mesmo sem registro de certidão.

Veio a inspiração: não há melhor poesia do que a vivência onírica de um filho. Nada é melhor do que um livro, um brinquedo construído, as cores espalhadas na mesa da sala e a força da criação.

Dorotéia vai ficar exposta na feira de livro da escola: nós unidos a ela, em eterna gratidão.

Dorotéia, a centopéia
Ana Maria Machado
Coleção Batutinha

2 comentários:

  1. Que linda a Dorotéia! Comemorei meu dia das crianças na biodança ontem cantando "o trem maluco quando sai de Pernambuco vai fazendo chic chic até chegar no Ceará..." bom demais. Feliz dia das crianças!

    ResponderExcluir
  2. "me torna íntima da menina que deixei de ser".

    isso é lindo!
    Doroteia é linda!

    bjos em você, no Lucas e na Vó.

    ResponderExcluir