quinta-feira, 17 de março de 2011

Mãe, você vai ser titia!

Ter irmãos é das melhores coisas da vida. Daniela, Fernanda e eu somos bem diferentes, mas no fundo a gente sabe que por nós somos capazes de tudo. É uma amizade visceral, algo que precede as afinidades, costura o tempo, une as partes. Não temos o mesmo pai biológico. Eu sou filha do primeiro casamento da minha mãe. Mas do modo que tudo foi criado, existe uma teia só, uma genealogia só, uma referência comum pra gente se apoiar.

O Lucas era ainda pequeno quando eu me separei do Evandro, seu pai. Desde então e, possivelmente, desde antes, eu não senti a vontade de gerar novamente. Eu acho lindo a pessoa grávida, vejo um brilho na mulher. É um estado que conecta com a essência, como se Deus estivesse, concretamente, dentro da gente. Mas de algum modo concluí que eu viveria isso uma vez só, uma intensa e única vez. Eu sentia pena pelo Lucas ficar, talvez, sem irmão. Dele não ter essa experiência da paridade, da fraternidade profunda que eu sei como é.

Um período depois da minha separação o Evandro encontrou a Karla. Com o tempo vimos que, além do nome, tínhamos em comum um olhar sobre a vida. Aos poucos viemos rompendo as fronteiras e desfrutando de uma vivência familiar respeitosa e amiga. Ela cuida do meu filho com carinho maternal. Entre nós há uma continuidade para que o seio, para o Lucas, não seja uma coisa partida. Optamos por este caminho. Seguimos firme. Consideramos as crianças acima de tudo. Sabemos o valor que temos na construção de uma pessoa melhor, de uma família melhor, de uma sociedade melhor, de um mundo melhor.

“Mãe, você vai ser titia!”. Ontem a noite era uma voz de felicidade saindo do telefone contando a novidade da chegada de um irmão. A Karla já tem um filho que, para o Lucas, já é como tal. Mas agora o laço se ajusta, o lar se afirma mais, sedimenta sua rede de proteção.

Felicidades à vida do fruto do amor de Karla e Evandro.
Meu coração comemora que o Lucas vai ter um irmão.
Eu serei titia pela primeira vez.
É motivo de celebração!

6 comentários:

  1. Carla, qto carinho, qta sensibilidade...Já li 3 vezes e me emocionei em todas elas. Lindo! Obrigada!!! Vamos curtir muito essa criança, titia. Bjs! Karla

    ResponderExcluir
  2. Obaaa, uhuuuu, quanta felicidade para todos nós!! Essa criança já vai nascer cheia de titias, avós, irmãos e com muito, muito amor!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Vi espelho nos laços das famílias sem gens. Acho que muitos da nossa geração verão. Viva a prima e a vera!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo amiga. Me emocionei! Sei bem o que é isso por conta da minha relação com a Claudinha, que hoje é uma grande amiga. Felicidade para a família, para você e para o Lucas. Estamos vivenciando uma emoção parecida e os meninos estão felizes da vida em receber uma irmã ou irmãozinho!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito emocionada com seu texto, como sempre, mas, principalmente porque vou poder ser vovó de afinidade de mais um netinho. Estou muito feliz por todos nós, mas principalmenete pelo Lucas, pelo Bernando e o próximo(a) irmão(ã).
    Vovó tânia

    ResponderExcluir
  6. Carluxa,
    Eu entendo bem a sua emoção. Tenho um casal de irmãos mais velhos. E acho que da relação com eles, além do companheirismo que você descreve tão bem, uma das coisas mais gostosas são os sobrinhos. Eu tenho uma penca de sobrinhAs e acabo de ser tio-avô! É muito louco, ver aquele ser diminuto que acabou de sair da barriga de uma menina que há pouco tempo vccê viu diminuta sair da barriga de usa cunhada...
    A Giovana, minha sobrinha neta, me enche de energia, de uma verde novo, mais vivo.
    Como eu sei que ficam as árvores que estão crescendo bem...

    ResponderExcluir