terça-feira, 15 de março de 2011

Qual o seu tesouro?

É muito simples. Ser adulto é que às vezes complica.

Domingo eu brinquei com o Lucas de Caça ao Tesouro. Nas férias ele aprendeu isto com os filhos da Flavia, da Mel e da Carol, em Rio Bonito de Lumiar. Volta e meia eu via as crianças circulando a casa e o quintal buscando pistas que levariam aos objetos desejados, frequentemente balas, chicletes e chocolates.

Sábado a noite, voltando de uma festa, ele me pediu: “mãe, podemos brincar de Caça ao Tesouro quando chegar?” Era tarde, eu estava cansada, tinha voltado de uma viagem. Prometi que quando ele acordasse a brincadeira já estaria montada. “Então mãe, temos que escolher algo que eu goste muito para você esconder. Os DVDs do Harry Potter! Que tal?”

Achei ótimo que o objeto era fácil de encaixar nos diversos cantos da casa. Passei a noite sonhando o trajeto, os desafios que eu poderia propor para que ele percorresse o seu desejo de achar.

Pista 1: pregada debaixo do pires do café da manhã

"Bom dia Lucas,
Aqui começa a sua Caça ao Tesouro.
Prepare-se para uma aventura emocionante!
Você terá que seguir as pistas para achar os DVDs do Harry.
Para encontrar a primeira, vá escovar os dentes!
Beijos e boa sorte,
Mamãe."

- Ah, mãe, tem que escovar os dentes agora?
- Teeeeem

Pista 2: (mãe, eu não acredito que você colocou a pista aqui!!!) enrolada na escova de dente

"Muito bem, Lucas!
Escovar os dentes depois de comer é muito importante!
Agora, para seguir na busca do seu tesouro, arrume a sua cama."


- Oba! Aposto que tem pista na cama!


Pista 3: no meio dos lençóis


"Que tal agora ter um poema de um poeta que você adora? Advinha qual é? Uma dica: o livro tem uma capa branca e está na sala."

Então:

“O menino ia no mato
E a onça comeu ele.
Depois o caminhão passou por dentro do corpo do menino
E ele foi contar para a mãe.
A mãe disse: Mas se a onça comeu você, como é que
o caminhão passou por dentro do seu corpo?
É que o caminhão só passou renteando meu corpo
E eu desviei depressa.
Olha, mãe, eu só queria inventar uma poesia.
Eu não preciso de fazer razão.”


...

Pista 9: no bebedouro

"Agora que você já tomou café, escovou os dentes, arrumou a cama, leu um poema do Manoel de Barros, molhou as plantas e fez um desenho lindo, esta é sua pista final. Os DVDs estão dentro de um objeto que a gente coloca na cabeça, e tem jeito de carnaval."

Era um chapéu rosa de corações brancos que eu usei de fantasia e ele adorou! Era a gente vestindo a brincadeira, fazendo a farra sem nenhum disfarce. Dentro dele tinha um menino mágico, um tesouro escancarado que a vida me deu.

Na caixa dos DVDs, uma mensagem final direcionando ao dever de casa. Mãe má? Ele amou! Era um texto do Pinóquio para ler e conversar o passaporte para a esticada na cama com pipoca e guaraná.

Dá para entender o que aconteceu, não dá?

As tarefas foram realizadas com enorme motivação. Sua euforia aumentava ao perceber que as atividades cotidianas podiam ganhar o ar da molequice. Era fácil. Era bom. No meio da rotina e das ordens, na maioria das vezes chatas demais, estávamos jogando com a nossa capacidade de ter prazer com as coisas simples da vida.

Uma meta a alcançar.
Um prazo pra terminar.
Um objetivo pra realizar.
Qual o seu tesouro?

(Não pense! Diga o que vem primeiro à sua mente!)

Quer se tornar um gerente?
Quer namorar pra se casar?
Quer cuidar de gente?
Quer ser um rock star?

Que tal começar a brincar?

9 comentários:

  1. Genial, Carla! Palmas pra essa mãe genial e obrigada por nos levar a pensar (afinal, como vc nos indica, isso vale para outras áreas da vida). Vamos brincar!!!
    E obrigada tbm pelo exemplo. Certamente, em breve, o copiarei com a Bruna. Beijos!
    OBS: lembrei muito de vc ontem pelo dia da Poesia. Parabéns pela poetisa da vida que és.
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. valeu, meninas!
    tuca, bem vinda ao blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia, Carla! Criatividade faz diferença, torna a vida mais leve!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É um belo exemplo mesmo, de como levar a vida leve e alegre! E curtir ao máximo os momentos com nossos filhos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, fiquei com inveja do Lucas, hehe, queria ter estado lá.

    ResponderExcluir
  6. Imagino a carinha dele a cada pista... muito bom ser criança e se permitir ser de novo!
    Fofos demais os dois :)
    Amo vcs

    ResponderExcluir
  7. Amiga, indescritível a emoção que o texto me suscitou...
    A magia de ser mãe misturada a alegria de ensinar uma rotina que de chata não tem nada, a menos que vc a torne assim!
    Saudades destas pequenas lições que eu, como dira vc, menina mulher tb aprendo ao seu lado!! Beijos!!!

    ResponderExcluir