segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TO QUOTE OR NOT TO QUOTE?

O tema não é inédito, mas já que agradou, eu vou evoluir. Quem quiser surfar do início, leia o “TO BE OR NOT TO BE?”.

Notícia para as mulheres: VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHAS. Várias amigas me ligaram perguntando se a tal conversa esquisita com a pessoa surtada que gerou o post para o blog moderninho eram elas. Conclusões: 1) o meu blog é moderninho; 2) vocês estão surtadas; 3) podemos ficar tranqüilas pois o evento é coletivo, ou seja, a culpa é: dos homens, dos filhos, dos pais, do trabalho, do Obama, do mundo – menos nossa! Como eu não sou de negar informação, o post sobre a surtada-reflexiva, que sou eu, chama-se “Sexo e Fluxo” e está no blog “Desbancando Balzac”, das minhas amigas Bia e Sofia.

Pois bem...

Recebi de uns amigos outras historinhas super divertidas sobre as redes sociais, o que significa que elas funcionam e que eu, decididamente, preciso aprender a ganhar dinheiro com isso. Mas ao invés de relatá-las agora, gostaria de falar de algumas tiradas muito marcantes que li no Facebook. Porque você sabe: nada melhor do que aquela escapadela para o Facebook quando: o trabalho está um porre, seu filho está te enchendo, a novela não desenrola, o BBB só tem gente estranha, está passando “Pegadinhas do Faustão” ou você acordou apontando o dedo e repetindo: ”Internet, minha casa”. Todos artifícios para disfarçar minha curiosidade antropológica, claro...

“Mulher amiga, só faça um corte moderno e curto se for capaz de conviver com um shitake gigante na cabeça enquanto espera o cabelo crescer. Nem sei se uso shampoo ou shoyu...” R.M.

Me identifiquei particularmente com este pensamento. Quem me conhece pessoalmente sabe porquê. R.M., eu te agradeço por esta oportunidade tão intensa de eu me reconhecer, dialogar com a minha identidade, me ver mesmo.Você foi muito, mas muito mais eficiente do que aquela técnica de psicologia irritante na qual o terapeuta fica repetindo - na sua cara - exatamente o que você está falando, sendo que você está no meio da crise. Sabe qual é, né? Valeu! Me economizou várias sessões. Fora que você sabe, com maestria, se divertir com a própria situação, assim como eu. Amei.

“Eu podia estar dormindo (afinal, a essa hora amanhã deverei estar tocando), devia estar postando coisas interessantes (afinal, segunda eu volto a trabalhar), mas vou começar a reforma na minha fazendinha...” V.A.

Esta afirmação nos diz sobre a nossa incapacidade de sermos razoáveis e coerentes - qualidade que eu admiro profundamente em mim, e em você também V.A.. Mais uma vez me sinto compreendida e acolhida. Este pensamento me fez refletir e aceitar, de bom grado, todas as vezes que eu recusei a minha própria organização em nome de uma bobeira qualquer, seja ela no mundo virtual, ou no real. Chego a voltar no tempo e me perdoar por todas as vezes que matei aula com a minha amiga M.Q. (foi mal, mãe!). Mas eu confesso que até agora não alcancei essa coisa de fazendinha no Facebook. É doido isso. Já parou pra pensar?

“Querido diário, hoje soltei um pum” D.S.

Querido D.S., obrigada por parte da inspiração do post que me rendeu mais acessos no meu blog. Quem diria, hein? Tenho certeza que quando você soltou este pum, não sabia que me seria de grande valia, se não você teria pensado em Royalties ou coisa assim. Agora, uma perguntinha (e eu já devia saber isso, visto que sou psicóloga): por que será que essas historinhas de pum mexem tanto com a gente? Caramba! É o trecho do texto que mais me fez rir ao escrever! Quem tiver respostas criativas sobre o tema, por favor comente. Anyway, eu agradeço!

“Minha Nossa Senhora do Biquíni de Lacinho: só faltam 5kg. Conto contigo. Tamo juntas.” P. P.

Este pensamento me deixou muito mal, e ao mesmo tempo muito bem, e ao mesmo tempo muito curiosa e esperançosa no que tange ao bem coletivo também – e eu adoro este estado de diversidade temperamental. Primeiro porque eu jamais vou ficar bem num biquíni de lacinho. Acreditem, já sofri muito com isso. PORÉM, eu me libertei de tal maneira que me sinto super a vontade de abrir aquela latinha de cerveja – inclusive na praia - e COMO FELIZ, aqueles salgadinhos fritos, salaminho com limão, pernil fatiado etc, usando o meu biquinão. Por fim, eu acho muito interessante essa capacidade das pessoas criarem artifícios para atingirem seus objetivos: Nossa Senhora do Biquíni de Lacinho, da Escova Progressiva, do Bumbum Durinho e por aí vai. Fato é que P.P. criou uma santa que está sendo muito eficaz no alcance das suas metas no projeto “Filé de Borboleta 4ever”, que ela se empenha desde que decidiu dar aquela radicalizada pra melhor na sua vida. Sem dúvida esta santa será útil também para centenas de milhares de mulheres que freqüentam as praias desse mundão. Ela deve estar trabalhando como ninguém neste verão. Trata-se de um serviço de utilidade pública global.

“Todas as mulheres vasculham o email e o celular dos homens” C.T.

Caro Sr. C.T., já ouviu falar em compulsão a repetição? É um tipo de neura que faz você ficar reproduzindo as mesmas situações ao longo da vida, sendo bem sucinta e já pedindo desculpas ao nosso amigo Freud pela falta de rigor na conceituação. Está achando que eu vou dizer que as mulheres têm isso e por isso ficam vasculhando freneticamente o email e o celular dos machos? Não, não, não. Este definitivamente não é um problema da espécie-fêmea. Hum... como posso dizer isso sem causar nenhum trauma...
Pode ser, Sr. C.T., que o neurótico seja você. Deixa eu explicar melhor: mecanismos construídos ao longo do seu desenvolvimento podem ter acarretado uma forma de se relacionar apenas com mulheres que apresentam este comportamento. Tipo quebra-cabeça, quando duas peças se encaixam, sacou? Parece que você não daria conta de mulheres mais seguras, entende? Se você curte isso, beleza, siga nesta vibe. Conheço gente que passa uma vida assim. Se não, corra para a terapia. No caso específico deste pensamento, eu vou fazer uma sugestão, só pra não achar que foi totalmente à toa que aquela mulherada queimou sutiã na praça há um tempo. “Todas as mulheres que ME circundam vasculham o email e o celular dos homens”. Pensando bem, você também não deve ser flor que se cheire, hein Sr. C.T.!

“Da série E.T. tb é cultura: Wadi - são córregos de água muito fortes que cruzam as auto-estradas de Oman. São formadas por água das chuvas que descem as montanhas. EU TO PRESO A 4 HORAS NUMA PORRA DESSA!!!!! “ E.T.

Veja bem a complexidade deste pensamento: 1º) ele me faz sentir que o mundo é, realmente, uma aldeia. Eu me transportei para Oman. 2º) E.T. não só registra a sua experiência, mas traz conceitos, educa, promove o desenvolvimento cultural de seus leitores. 3º) ele expressa seus sentimentos de uma forma muito clara e intensa. Isto é sinal de maturidade. 4º) Tive a oportunidade de dar feedback para E.T. segundos depois que ele escreveu (porque eu estava online), evitando que a imagem de que ele não sabe escrever corretamente se propagasse. Porque este "a" é com "h", quer dizer é: "há". Não bastasse isso, 5º) fiquei sabendo que E.T. aceitou um convite profissional para morar neste lugar. Isto me leva a crer que desconheço absolutamente as razões das pessoas tomarem certas decisões na vida. Sendo que sou psicóloga e profissional de Recursos Humanos só me resta uma constatação: tenho muito o que aprender.

TRANSIÇÃO PARA O MOMENTO DA REFLEXÃO.
(Se bem que eu estou achando desnecessário depois de todos estes comentários... mas enfim, preciso resgatar o meu charme de intelectual):

A fronteira entre o real e o virtual existe apenas na nossa cabeça.

Nada mais concreto do que o desejo de se expressar, a construção de um pensamento, as pessoas se conectando, o tempo passando na frente do computador. Nada mais real do que as boas gargalhadas que viemos dando.

Ampliado o espaço da idéia, da criatividade. Conexão.

Estas ferramentas e sua forma de usar estão capturando a nossa criatividade no exato momento em que ela acontece, e mais, que ela segue seu caminho no mundo.

Os indivíduos, com toda a sua intensidade emocional, ganham espaço num contexto que, ate então, era muito mais exclusivo para alguns privilegiados. Estamos tendo a possibilidade de dialogar e nos reconhecermos na nossa essência humana.

Tempo. Espaço. Indivíduo. Relação. Comunicação. Conceitos que estão aumentando de importância e devem aceitar sua condição de permanente reconstrução. As ciências humanas precisam despertar e vibrar com todas estas possibilidades de evolução e se aproximarem da vida que pulsa no trabalho, nas redes, nos grupos, no amor.

A vida vive e é veloz.

6 comentários:

  1. Muito veloz, queridinha e ainda bem que você corre junto!!!
    Claro que "to quote" tudo, tudinho! Informar, lembrar à população que somos iguais, as mesmas questões, as mesmas confusões. Afinal de contas, a gente sabe o sentido da vida?!
    And the Oscar goes to..."o real e o virtual só na nossa cabeça" . Também pudera, com esse shitake gigante que de vez em quando a gente carrega... o que é real mesmo, heim?
    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Quero beber o que vc anda bebendo!!! Pq isso aqui tá demais!!! rs rs Que que é isso mesmo de usar shoyu pra lavar o cabelo e que comentário absurdamente pertinente foi esse para o C.T. sobre a compulsão a repetição??? Estou sentindo que essa idéia toda de to be or not to be, to quote or not to quote vai virar uma outra publicação, hein...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Primeiro quero agradecer pelo toque do corte de cabelo, iria cometer uma loucura amanhã, você me fez cair na real! rs
    Adorei este post meio catártico, jamais vou ter uma fazendinha virtual..., tenho minhas estranhezas e compreensões na net, e tenho achado positiva a questão da escrita virtual, porque as pessoas pelo menos tentam, e usam a criatividade, apesar de às vezes assassinarem nossa língua. É um passo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Toda vez que venho até aqui ler seus pensamentos, fico horas refletindo sobre eles. E sabe que eu cheguei à uma conclusão: você é muito boa nisso! Escreve fácil, se faz compreender como ninguém, para intelectuais ou meros mortais. Com relação aos comentários e suas observações, te dou uma dica: isso daria uma tese de mestrado... rsrsrsrs
    Beijos, Kel

    ResponderExcluir
  5. Adorei..estou vendo vc escrevendo e se divertindo...aliás vc faz isso como ninguém!!!!bjs ana paula

    ResponderExcluir