sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Aquilo que nunca se esquece


Na última segunda-feira, feriado muito ensolarado no Rio de Janeiro, me enchi de propósito e compromisso para que o meu filho aprendesse a andar de bicicleta. Ordenei que tirasse a camisa e iniciei com as principais instruções: manter o braço firme, o corpo sempre reto, pedalar bem forte e seguir olhando pra frente.

Foi então que me dei conta da quantidade de movimentos que precisamos equilibrar para que haja o tal deslize sobre as duas rodas.

Rajada de brisa no rosto. Rastro de liberdade. Pernas para a autonomia do caminho e do caminhar. Sobre isto irei aprender. Sobre isto irei ensinar.

Lembrança da minha infância marcada no centro de uma das pernas: certo dia carreguei uma amiga na garupa em “alta” velocidade, numa estrada de paralelepípedo. A idéia era voar com o impulso do quebra-mola. Ele veio e a gente foi: justo de joelhos no chão. Lavagem que ardeu na alma pra tirar toda aquela sujeira. Doeu, mas nunca mais desistimos.

Segurando por trás do banco, na parceria para a decolagem, tudo isso me ocorreu ao suor da ressaca de sambinha na noite passada.

“Você já está conseguindo!”, eu disse, e seu corpo se firmou para o desafio. O meu sonho se prestava para realidade, assim como as minhas mãos que fugiram do seu bumbum. De repente ele foi... juntou num passe de mágica: o firme, o sempre, o forte e a frente. Voou.

Rimos pelo meio no nosso medo, jogando a poeira para trás.

Na primeira reta sozinho deparou-se com um cão dormindo e o atropelou. Esqueci de ensinar a frear e que a vida anda, corre, pára e pode até voltar atrás. Surgi pra evitar a mordida, que eu também poderia cuidar.

V.I.T.Ó.R.I.A - foi isto que o seu olho sentiu naquele sorriso final: EU CONSEGUI!

Meu coração me cedeu este carinho eterno. Agradeci.

A primeira vez de andar de bicicleta do meu filho ainda teve um nome de batizado: Dia da Independência, em 07 de setembro de 2009.

Memória para eternidade: isto eu não esqueço jamais.

13 comentários:

  1. é bem verdade que a gente nunca esquece esse dia, esse sentimento de firmeza, liberdade, eixo, vento, medo, coragem e independência sobre duas rodas... que lindo dia pra se ter independência!!! beijos saudosos

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como passeios de bicicleta são mesmo dessa matéria inesquecível. Acho que porque são cheios de sentimentos a gente guarda cada pedalada, cada tombo e cada vitória dessas de seguir adiante.
    Momento para a história de mãe e de filho!
    Que lindo ver a relação de vcs através dos textos-poemas! Que satisfação! Que felicidade!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! É como se estivesse ensinando-o a andar pela segunda vez, só que agora sobre rodas.

    ResponderExcluir
  4. Suas palavras são tão emocionadas e densas que elas transportam-me para o fato narrado e pego-me lá, assistindo este momento de conquista e liberdade!
    O vento no rosto, a adrenalina, o medo, a ansiedade. Tudo transformado em um único sentimento: a vitória!
    Lindo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Senti este dia junto com você. Mães amorosas ensinam muitas coisas boas para os filhos.

    Viva!

    Bjs,
    Tia Sylvinha

    ResponderExcluir
  6. Terno texto, Carla. Quem tem filhos sabe muito bem o que isto significa. Vim aqui agradecer sua visita ao meu blog e por ter se tornado seguidora. Gostaria de saber como achou Em Questão.
    Beijos,
    Eduardo Lamas.

    ResponderExcluir
  7. Coisa de mãe...
    Me peguei num arrepio só!Dos pés á cabeça.Lindo e livre!

    ResponderExcluir
  8. Esses momentos são eternos mesmo, e se tornarão ainda mais preciosos daqui a alguns anos... quando o Lucas estiver lendo suas poesias (cheio de orgulho!)e se deparar com este. Com certeza será ainda mais gostoso e divertido se lembrar, junto com ele, desse dia de independência!
    Beijos com carinho. E saudades sempre. Mel.

    ResponderExcluir
  9. Caracaaaaaaaaaaaaaa! Quando eu crescer, ou melhor, quando eu voltar ser criança, quero ser igual a você:)
    Bjs
    Regina Bronstein & Cia

    ResponderExcluir
  10. Carla,

    O festa ein? E se dependesse da minha mae eu nunca tinha aprendido a andar, ela era muito medrosa, no dia que soube que eu atravessei a cidade de bicicleta (por uma avenida bem perigosa) quase teve um infarto.

    Até hoje eu e meu irmao achamos que foi ela quem rasgou a nossa bicicleta todinha rsrsrrs.

    Muito legal o texto.

    Bj!

    ResponderExcluir